quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sobre o Biocarioca

A proposta do restaurante Biocarioca é trazer um conceito inovador e familiar para um dos endereços mais tradicionais da Zona Sul, com um ambiente aconchegante e agradável. O bistrô, que atrai pessoas que apreciam boa gastronomia vegetariana em uma atmosfera acolhedora, é ideal para quem gosta de comer bem e está sempre antenado à saúde do corpo e da mente. Seu chef, Thiago Andrade, cria pratos que sāo releituras de receitas famosas e agradam os comensais. A moquena de pupunha, o escondidinho de baroa com ricota e espinafre e a feijoada vegetariana são bons exemplos.

De onde surgiu a ideia de abrir este restaurante vegetariano?
O trabalho que temos no restaurante já vem da nossa vida. Somos vegetarianos há quatro anos e temos uma prática de vida mais saudável. Já tínhamos uma alimentação saudável com muita salada e muitas frutas. Começamos tomando o suco vivo em casa, apresentado por um amigo, que é um suco com hortaliças legumes, frutas e grāos germinados, que é o que faz a diferença, é o que potencializa o valor nutricional. Aqui no restaurante a gente faz o suco sem grãos germinados, que é o suco verde, pois deve-se ter uma higienização muito maior.


E o gosto deste suco não é muito diferente pra quem não usa estes tipos de alimentos?
A única fruta que poder-se usar é a maçã, pois ela não oxida. Colocamos ainda couve, chicória, cenoura, gengibre, inhame para deixar ele mais grosso e leitoso e hortelã. Assim ele fica mais gostoso e docinho.

Nós começamos a trabalhar este suco e vender para os alunos da minha ex-mulher, que é professora de yoga, e assim realizávamos entregas delivery. A partir dos sucos, começaram a nos perguntar se nós tínhamos uma comidinha nessa linha mais natural para entregar junto. E então começamos a fazer as comidas vegetarianas que já fazíamos em casa.


Qual a proposta do Biocarioca?
A gente não criou um restaurante com a proposta de ser vegetariano. A gente quer uma comida que traga benefícios, pois não adianta eu fazer uma comida vegetariana se eu faço fritura, se eu uso proteína vegetal, se eu uso gordura hidrogenada, não adianta nada, não é uma comida natural.

Se a gente tivesse carnes e frituras, o restaurante provavelmente estaria estaria bombando, mas esta não era a nossa proposta e estamos ganhando clientes assim também.

Nós não usamos mel, leite, nem nada que é produzido por animais. Nem gelatina, pois possui tutano de boi. Só podemos usar gara gara aqui, que é uma gelatina vegetal.


Como o Biocarioca entrou na vida de vocês?
A gente já gostava e começamos a deselvolver este cardápio. Em uma conversa com uma amigo com uma amigo, ele me apresentou o cunhado dele que tinha o interesse de abrir um restaurante. E como eu já possuía um know how de cozinha e uma ideia do que eu queria, fomos conversar sobre e criar um plano de negócio.


Vocês usam carne de soja no restaurante?
Somos totalmente contra a soja, pois a proteína é a pior parte da soja, é o bagaço e é péssima para a saúde. A produção de soja é terrível, usam-se transgênicos e sua proteína é o elemento que resta da soja depois que foram feitos outros produtos, onde passam uma soda cáustica para virar a carne de soja. Aqui a gente prefere trabalhar com tofu defumado.

Mas temos alguns ingredientes que enganam a carne, como a bargana, que é uma raiz marrom e comprida, que quando é cortada em rodelas, pode ser usada no caldo verde ou na feijoada vegetariana. Quando eu faço, parece que estou fazendo uma linguiça, o cheiro vai longe e ela já dá um sabor.

Estamos com uma proposta de abrir a noite, pois os happy hours que tem por aqui só tem fritura e aqui só vamos fazer tudo no forno, com bolinhos, quibes...

A proposta de abrir o restaurante foi para os vegetarianos que queriam comer e não encontravam muitas opções e para aqueles que não são saberem que agora eles podem comer de uma forma saudável, pois até quem não é vegetariano está sem opção, pois é sempre bolinho frito, pastel, gordura hidrogenada.


E como são os doces daqui?
A gente faz doces normalmente, mas usamos açúcar cristal orgânico. Faço torta doce de cacau com morango, queijo, banana...


Quando pessoas não vegetarianas o que elas falam?
Raros os que não se surpreendem e os que se surpreendem sempre falam que é uma delícia.


Porque abrir o Biocarioca em Copacabana?
Porque aqui não tem nada com esta proposta. Podemos ver isso em


Vocês tem ideia de abrir o modelo à quilo?
De jeito nenhum, porque vai cair a qualidade do que a gente tem, presamos mais a qualidade.


Fazer comida vegetariana é complicado por causa da falta de variedade, e do mesmo modo vejo que vocês fazem pratos sofisticados e com produtos simples. Como vocês conseguem?
Com um bom paladar, gosto e carinho. E o fato de saber cozinhar bem conta muito. Quando você tem um paladar bom e conhece os sabores, aí você desenvolve.


Qual a novidade da casa para o novo ano?
A novidade do restaurante é abrir a noite, que estamos lançando um monte de coisas novas. Vamos fazer toda parte de drinks, mojito, sex in the beach..., com menta orgânica e sem usar sucos industrializados, e isso faz a maior diferença.



Biocarioca

Unidade Copacabana:

Rua Xavier da Silveira, 28A

Todos os dias: das 11:30 às 18:00.

Quarta a Sábado: das 19:00 às 00:00.


Unidade Downtown:

Avenida das Américas, 500 - Bloco 21 - LJ 128

Segunda a Sábado: das 11:30 às 16:00.


Unidade Cidade Nova:

Rua Neri Pinheiro, 285 - Boulevard Cidade Nova

Segunda a Sexta: das 11:30 às 16:00.

Abs, Vanessa Múrias

3 comentários:

  1. Já conheço e adoro o Biocarioca! Sempre uma boa pedida para essa minha vida sem glúten.

    ResponderExcluir
  2. ótima dica pra quem entrou de dieta rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. sempre vou ao biocarioca. boa entrevista!

    ResponderExcluir